O cinema itinerante 'Cine Flor', irá exibir o curta-metragem 'As invenções de Akins' entre os dias 15 e 25 de janeiro, em 7 bairros de Campo Grande (MS).
As sessões começam sempre às 18h30 com entrada gratuita e distribuição de pipoca.
Promovido desde 2013 pela Produtora Flor e Espinho, o projeto começou como um cineclube fixo, mas em 2015 passou a ser itinerante. "A gente exibia filmes e fazia o debate sobre a linguagem, sobre cinema, aí compramos uma kombi e fomos fazer algumas atividades pelos bairros da cidade, pois sempre fizemos ações para a comunidade. Com essa kombi nós tínhamos o projeto chamado kombinado, que a gente levava cinema, literatura, música, circo e cinema. De lá pra cá o projeto conseguiu apoios e parcerias com a Universidade Federal, através de um projeto de extensão chamado Ágora, em que a gente promovia debates sobre ciências sociais. Com o Fórum Permanente do Movimento Negro a gente rodou alguns lugares exibindo filmes e debatendo a questão racial nos bairros, e com a Fundação de Cultura (FCMS), a gente conseguiu percorrer algumas cidades do Mato Grosso do Sul. Também percorrermos alguns estados do nordeste brasileiro", detalhou o produtor cultural Anderson Lima.
Agora, as atividades do projeto acontecerão com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Lula, por meio de Edital promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur). "Hoje nós temos uma van adaptada. Com recursos da Lei Paulo Gustavo nós compramos equipamentos de som, um projetor melhor, uma tela maior e agora temos estrutura de energia solar. Hoje temos a possibilidade de ir para aldeias e outros lugares onde não tem energia elétrica, entendendo que o nosso estado tem um território bastante diverso, a gente pode ir para assentamentos e acampamentos, com a energia solar a gente é capaz de fazer o projeto acontecer", explicou Anderson.
Nesta etapa, as atividades do Cine Flor irão ocorrer na Capital sul-mato-grossense ao longo de duas semanas, sendo que os bairros Cophasul, Vila Nasser, Jardim Seminário e São Caetano serão os primeiros contemplados com o projeto. Confira:
- 15/01 - Rua Cotegipe, nº 999, bairro Cophasul.
- 16/01 - Rua Oscar Ferreira Bugre, nº 294, Vila Nasser.
- 17/01 - Rua São Faustino, esquina com a Rua São Higino, no Jardim Seminário.
- 18/01 - Rua Teobaldo Kafer, nº 575, bairro São Caetano.
Na segunda semana de atividades, também haverão sessões gratuitas em outros três bairros:
- 23/01 - Rua Anacá, nº 320, bairro Moreninha 2.
- 24/01- Rua Bidu Sayão, Parque Tarsila do Amaral.
- 25/01 - Rua Fluminense Américo, Campo de Futebol da Vila Almeida.
AS INVENÇÕES DE AKINS
Dirigido pelo cineasta sul-mato-grossense Ulisver Silva, o curta-metragem conta a história de Akins, um menino que adora construir seus próprios brinquedos. Depois de ver um programa de TV, Akins decide construir sozinho uma máquina feita de sucatas e brinquedos. Porém, o que parecia ser apenas uma brincadeira, se torna um grande desafio para sua autoestima.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram @floreespinho_teatro