A 18ª edição do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema (FestiVali) teve sua abertura na noite do sábado (10.ago.24), com lotação máxima no grande complexo do Galpão das Artes, da Fundação Nelito Câmara. O festival acontece até 16 de agosto com intensa programação.
Apresentado pela atriz Beatrice Sayd, o festival contou com alguns discursos antes dos shows impactantes de MC Anarandà e Chico César, que protestaram em suas letras contra massacre indígena e a exploração predatória do agronegócio.
A primeira a discursar foi presidente da Fundação Nelito Câmara, Andressa Ferreira Pieretti, que de maneira bastante sucinta declarou aberta a programação do festival.
#FestiVali - Ivinhema (MS). #teatrinetv #fundaçãonelitocamara pic.twitter.com/PxfLS4ud2Y
— TeatrineTV (@teatrinetv) August 11, 2024
Bastante aplaudido, o icônico ator e diretor baiano, Antônio Pitanga – homenageado dessa edição do FestiVali – agradeceu o comparecimento do grande público.
Aos 85 anos, ator e diretor Antônio Pintanga é homenageado no 18º FestiVali, em Ivinhema (MS). #teatrinetv #antôniopitanga #festivali #festivaldecinema #matogrossodosul #ivinhema pic.twitter.com/x7tiZQtOTF
— TeatrineTV (@teatrinetv) August 11, 2024
Ricardo Câmara, produtor e diretor do FestVali, também exaltou a presença da população, destacando a importância dos apoios e aliados que mantém o festival há 25 anos.
Além disso, Ricardo destacou a expansão do FestVali para cidades nos arredores de Ivinhema.
Apoiador da ação cultural, o deputado estadual Renato Câmara, exaltou a iniciativa de seu irmão apontando o poder transformador da arte.
Representando o governador Eduardo Riedel (PSDB), o presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, elogiou os organizadores do festival por conseguirem produzir algo tão potente.
Em seu discurso o chefe da FCMS reconheceu que é pequeno o recurso que a entidade destina para o festival, mas observou que ainda assim, é possível notar um grande retorno à sociedade.