Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
AUDIOVISUAL

8º Icumam Lab encerra inscrições em três dias

Um dos maiores laboratórios de roteiro do Centro-Oeste, que acontece de 5 a 12 de maio

Por TERO QUEIROZ • 22/03/2024 • 12:00
Imagem principal Em meio a natureza, roteiristas e produtores do Centro-Oeste recebem mentorias aos projetos no Icumam Lab. Foto: ICUMAM

Um dos maiores encontros para estudo de roteiro do Centro-Oeste, Icumam Lab, encerra suas inscrições em 25 de março. O projeto é realizado pelo Icumam Cultural. Eis o regulamento

Nesta 8ª edição podem se inscrever projetos de longa-metragem e série de TV, nas categorias de ficção ou documentário.

O Icumam deve acontecer de 5 a 12 de maio no formato presencial. A proposta é levar os selecionados para passar uma semana na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO).  A pousada é uma das apoiadoras do projeto audiovisual. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online. Clique AQUI para acessar o formulário de inscrição. Os projetos devem ser enviados até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de março de 2024. 

Diferentemente desta edição, o 7º Icumam Lab aconteceu no formato online, de 5 a 15 de outubro de 2021.

QUANTOS ENTRAM E QUEM DÁ MENTORIA

Roteiristas e produtoras durante uma das edições do Icumam Lab. Foto: ICUMAM Roteiristas e produtoras durante uma das edições do Icumam Lab. Foto: ICUMAM 

Serão selecionados 9 projetos do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), sendo 3 de longa-metragem de ficção, 3 projetos de série de ficção e 3 de documentário (longas ou séries) para participar do laboratório. A lista de selecionados será divulgada até o dia 15 de abril.

Na Pousada, os selecionados são imersos recebendo mentorias para melhorar seus roteiros e estudam estratégias para viabilização dos projetos audiovisuais em diversas etapas.  

As mentorias serão comandadas por sete tutores, profissionais altamente qualificados no mercado audiovisual nacional e internacional. São eles:

  1. Fernanda De Capua (roteirista, diretora e produtora audiovisual) - Leia a minibiografia da mentora;
  2. Letícia Simões (roteirista e diretora) - Leia a minibiografia da mentora;
  3. Maíra Bühler (diretora e roteirista) - Leia a minibiografia da mentora;
  4. Maíra Oliveira (roteirista e diretora) - Leia a minibiografia da mentora;
  5. Mylena Mandolesi (produtora) - Leia a minibiografia da mentora;
  6. Rafael Sampaio (produtor) - Leia a minibiografia do mentor;
  7. Rodrigo Letier (produtor) - Leia a minibiografia do mentor.

Ao final do Icumam, os selecionados passam por um pitching e os projetos que se destacarem receberão prêmios das empresas parceiras. 

OLHAR À DIVERSIDADE E CRITÉRIOS

O Icumam Cultural disse que estimula a diversidade e incentiva a inscrição de realizadores negres, indígenas, LGBTQIA+, PCD e outras minorias, reafirmando seu compromisso de compor uma seleção plural de projetos. Um formulário voluntário de auto-declaração está disponível na inscrição.

A seleção de projetos terá como critérios qualidades artísticas e técnicas, sendo avaliados a originalidade, viabilidade de produção, estágio de desenvolvimento, histórico dos realizadores e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados.

QUEM AVALIA AS PROPOSTAS? 

Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por profissionais conceituados e capacitados no audiovisual brasileiro, são eles:

FINANCIADORES E APOIOS

Esta edição conta com o patrocínio do Rodonaves Transportes e apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Também é apoiador o Sebrae-GO.

Segundo os organizadores, o Icuman conta ainda com o apoio cultural do BrLab, do Projeto Paradiso, Mistika, DotCine e Vermelho Filmes.

PREMIAÇÃO

Ao final do laboratório, o Projeto Paradiso premiará o roteiro de longa-metragem ficção, selecionado pelo júri, com o valor de R$ 5 mil. Além de R$ 15 mil em serviços de pós imagens oferecidas pela Mistika, 36 horas de correção de cor da DOTCINE, consultoria de projeto oferecida pela Vermelho Filmes e mentoria de 2h on-line com a roteirista de séries de TV, Julia Priolli, para o melhor projeto de séries de TV de ficção.

QUEM IDEALIZOU?

Maria Abdalla, Diretora e Produtora. Foto: DivulgaçãoMaria Abdalla, Diretora e Produtora. Foto: Divulgação

O Icumam é uma idealização de Maria Abdalla, diretora e produtora cultural, com vasta experiência em curadoria, júri e produção de filmes e eventos cinematográficos desde 1998. Ela é idealizadora de diversos projetos, incluindo a Goiânia Mostra Curtas e o Circuito Cinema Popular. Abdalla coordenou a Mostra Cinema e Direitos Humanos em Goiás.


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao