O Enegrecer Coletivo fará um vernissage da exposição "Reafirmando Territórios" às 19h desta 6ª.feira (9.ago.24), no Teatro do Mundo, em Campo Grande (MS). Com entrada franca, a exposição seguirá aberta até 9 de setembro.
Segundo Lua Maria, uma das integrantes do coletivo, a exposição visa destacar e celebrar a rica herança cultural das comunidades quilombolas. “Visto que a exposição vai ficar instalada por um mês, o principal objetivo do coletivo é ampliar o acesso à arte negra na capital, sendo assim, gratuita para as pessoas conhecerem quando puderem dentro desse período. A exposição visa o debate racial e indígena dentro do afrofuturismo”, explicou.
A ação cultural faz parte do Projeto de nome homônimo, que recebeu R$ 35 mil de apoio ao ser contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo Municipal, do Ministério da Cultura (MinC), gerenciado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Capital (Sectur). Eis a íntegra.
Além da exposição, o projeto inclui oficinas educacionais direcionadas às crianças das comunidades de Tia Eva e Furnas do Dionísio. “As oficinas foram estruturadas em coletivo visando a apresentação da arte negra para as crianças negras do ambiente educacional, sendo esse também o impacto dessa relação: levar representatividade a essas crianças”, detalhou Lua.
Ainda de acordo com integrante do coletivo, o conceito ‘afrofuturismo’ estará presentes nas obras que integram a exposição. “Através das obras, as pessoas que não conhecem o tema passarão a conhecer, e as que já conhecem, ampliarão esse conhecimento, dessa vez, através da arte visual. Acredito que a pergunta pode ficar em aberto para os participantes tirarem suas conclusões, mas basicamente, vamos provocar a reflexão sobre estarmos vivendo o afrofuturismo na atualidade”, disse.
O vernissage contará com apresentação musical de Luan Fioravante, da DJ Glauber Portman e performance de Sabrina Lima.
Lua adiantou ainda que o público alguns artistas criadores estarão no local para dialogar sobre as obras. “Haverá uma programação interativa na abertura, com performances e visitação dos artistas criadores, que estarão abertos ao diálogo através de suas obras expostas ali. A comunidade campo-grandense vem se abrindo mais ao diálogo com a arte do Coletivo Enegrecer, por isso nossas expectativas são altas em relação à presença e ao conhecimento do público nessa nova etapa de exposição, que visa estabelecer outros diálogos, como território e democracia, por exemplo”, completou.
SERVIÇO
- Exposição: Afrofuturismo;
- Abertura: 9 de agosto de 2024, às 19h;
- Local: Teatro do Mundo, Rua Barão de Melgaço, 177;
- Período de Exibição: Até 9 de setembro, de terça a sábado;
- Entrada: Gratuita.