Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
ARTES CÊNICAS

Três grupos do Centro-Oeste estarão no Palco Giratório 2025

Realizado pelo Sesc, projeto é a maior itinerância de artes cênicas promovida no Brasil

Por ALY FREITAS • 03/04/2025 • 18:31
Imagem principal Foto: Reprodução

O Sesc Nacional divulgou a lista de grupos aprovados na 27ª edição do Palco Giratório, o maior projeto de itinerância das artes cênicas em atividade no Brasil.

Ao todo, foram selecionados 16 grupos de 15 estados diferentes. Da região Centro-Oeste, foram escolhidos o grupo de dança goiano Ateliê do Gesto, a trupe circense Du Cafundó, do Mato Grosso e o Grupo teatral sul-mato-grossense Fulano di Tal.

Conforme o Sesc, o lançamento do Palco Giratório deve ocorrer em Recife, entre os dias 25 e 27 de abril, com uma homenagem ao circo, por meio da Escola Pernambucana de Circo, projeto social de grande impacto na periferia da capital Pernambucana.

Após o lançamento, os grupos selecionados se apresentarão nas unidades Sesc de 96 cidades até o  encerramento da edição, que deve ocorrer em dezembro. 

Confira os selecionados:

Estado Grupo Artístico Tipo de Linguagem Artística
Acre Coletivo Iluminar Monólogo Híbrido Experimental
Alagoas Ozinformais Dança
Bahia Dimenti Produções Culturais Dança/Performance
Ceará Coletiva Flecha Lançada Arte Teatro Performático
Ceará Pavilhão da Magnólia Teatro Documental
Goiás Ateliê do Gesto Dança
Mato Grosso Du Cafundó Circo
Mato Grosso do Sul Grupo Fulano di Tal Teatro / Poesia
Minas Gerais Esparrama! Dança-Teatro
Pará Las Cabaças Comédia / Palhaçaria
Paraná Grupo Baquetá Musical / Teatro Afroindígena / Teatro para as Infâncias
Pernambuco Trupe Circus (Escola Pernambucana de Circo) Circo
Piauí Original Bomber Crew Dança Contemporânea
Rio de Janeiro Trupe do Experimento Teatro Infantil
Rio Grande do Sul Coletivo Água Redonda e Comprida Dança
São Paulo Aysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny Salaberg Teatro

POÉTICAS DO CENTRO-OESTE

Da região Centro-Oeste brasileira, o Sesc escolheu um grupo para cada linguagem artística: circo, dança e teatro, todos com foco nas poéticas voltadas para as infâncias.

Entre os selecionados, Goiás mantêm um histórico de apresentações no projeto, com destaque para o selecionado Ateliê do Gesto, que em sua segunda circulação apresentará o espetáculo 'Fica Comigo'. Com narrativa lúdica, o espetáculo gira em torno de um antigo Guardador de Memórias que, por meio de gestos que se transformam em danças, revive lembranças guardadas em caixas.

Foto: Lú BarcelosO Ateliê do Gesto fará sua segunda circulação no Palco Giratório | Foto: Lú Barcelos

De Mato Grosso, a Cia Du Cafundó estreia no projeto com o espetáculo circense 'Kombinando com Cerrado'. Nele, o público é envolvido por uma mistura de acrobacias, malabarismos e palhaçarias, que unidas a elementos do cerrado brasileiro, compõem a narrativa do espetáculo.

Foto: DivulgaçãoCena do espetáculo Kombinando com Cerrado | Foto: Divulgação

Já o Fulano di Tal será o primeiro grupo de teatro da história do Mato Grosso do Sul a circular no Palco Giratório. O espetáculo escolhido, 'A Fabulosa História do Guri-Árvore' é livremente inspirado na poética de Manoel de Barros.

Foto: Hana ChavesInspirado na poética de Manoel de Barros, espetáculo representará o MS no Palco Giratório | Foto: Hana Chaves

Conforme Janaina Cunha, diretora de programas sociais do Departamento Nacional do Sesc, a escolha dos espetáculos é feita por uma equipe formada por profissionais do Sesc de todo o país. "Eles acompanham o cenário teatral em suas regiões. Isso possibilita essa diversidade de apresentações e temáticas, que retratam a riqueza da produção cênica brasileira. Outro ponto relevante é o poder que esse modelo de itinerância tem de impulsionar a economia criativa, ao levar artistas para um número tão grande de cidades, movimentando a cadeia da cultura e de outros setores, como logística, comércio e hotelaria”, destacou.

O PROJETO

Lançado em 1998, o Palco Giratório já contou com a participação de 412 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo cerca de 10.000 apresentações a um público estimado em mais de 5 milhões de espectadores. É reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros.

Você pode acompanhar a programação do Palco Giratório pelo Instagram das unidades do Sesc em Goiás (@sescgo) , Mato Grosso (@sescmt) e Mato Grosso do Sul (@sescculturams).

Leia também: 

 

 

 


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao