A 15ª Mostra Boca de Cena – Semana de Teatro e Circo de Mato Grosso do Sul começa nesta 2ª.feira (13.mai.24) e segue até domingo (19.mai.24), com atrações em Campo Grande (MS). Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos AQUI.
Tradicionalmente, a Mostra acontecia em 27 de março, em alusão ao Dia Nacional do Circo e Internacional do Teatro. Nesta edição, porém, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com os colegiados setoriais de Teatro e Circo e a OSCIP Flor e Espinho Teatro, realizarão a Mostra no mês de maio.
PROGRAMAÇÃO
HOMENAGEADOS
Neste ano, a celebração destaca os talentos de Lú Bigatão e Fernando Cruz no campo do teatro, e Malu Morenah e Laila Pulchério no circo, durante a cerimônia de abertura agendada para 13 de maio, às 19 horas, no Teatro Aracy Balabanian.
Lú Bigatão Rios, uma artista com vasta experiência, traz consigo um repertório multifacetado. Graduada pela EAD/USP (Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo), jornalista formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e mestre em Meio Ambiente pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Lú Bigatão cativa tanto nos palcos quanto na tela, além de se dedicar à educação ambiental. Com quatro décadas de dedicação ao teatro, ela coleciona mais de 50 espetáculos em seu currículo, entre atuações, direções e produções.
Fernando Cruz, natural de Porto Alegre (RS) e nascido em 1963, é uma figura emblemática das artes populares desde os anos 1980, principalmente no Teatro Imaginário Maracangalha, fundado em 2006 em Campo Grande. Ator, diretor e pesquisador, Fernando transita entre diversos campos, incluindo Teatro de Rua e Documental, Cultura Popular, Agitprop, Intervenção, Performance e Cortejo. Com graduação em Artes Visuais pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e especialização em Ciências da Linguagem/Estudos Literários pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), sua pesquisa sobre a transposição da literatura medieval para a dramaturgia de rua é referência. Além disso, sua atuação como Conselheiro Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, de 2010 a 2014, e sua participação ativa na RBTR (Rede Brasileira de Teatro de Rua) consolidam sua influência no cenário cultural.
Malu Morenah, graduada pela extinta Academia Piolin de Artes Circenses (1978-1982, SP), traz consigo um legado de habilidades acrobáticas e artísticas. Desde 1980, ela tem sido uma presença marcante nas Artes Cênicas, com foco especial na preparação do ator dentro da estética e coreografia cênica do circo-teatro. Nos últimos anos, sua colaboração se estendeu para além das fronteiras nacionais, envolvendo-se em projetos e festivais pela América Latina, além de emprestar sua voz para locuções em português e espanhol em produções audiovisuais.
Laila Pulchério, uma figura multifacetada, é graduada em Relações Públicas, produtora cultural e fotógrafa. Desde 2003, ela tem sido uma peça fundamental no Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas, em Campo Grande. Responsável por uma série de atividades, que vão desde a administração até a produção de projetos e registros fotográficos e de vídeo, Laila desempenha um papel vital na manutenção e desenvolvimento do grupo. Sua presença também se faz notar nos colegiados de circo e teatro, tanto na capital quanto no estado, demonstrando seu comprometimento com o crescimento das artes em sua comunidade.
SERVIÇO
A Lona Boca de Cena está montada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, esquina com Avenida Calógeras, em Campo Grande (MS).
O Teatro Aracy Balabanian fica na Rua 26 de agosto, nº 453, no Centro de Campo Grande (MS).
A Praça Ary Coelho fica entre as ruas 14 de Julho e Afonso Pena, no Centro de Campo Grande (MS).