Foi divulgado na 5ª.feira (20.mar.25), o resultado preliminar do edital da 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo, que será realizada entre os dias 22 e 26 de abril no município de Porangatu, no Norte de Goiás.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), o certame vai selecionar três espetáculos de artistas ou grupos de Goiás, dois de Porangatu e um do interior do estado, com um cachê de R$ 25 mil para cada.
Os recursos devem ser interpostos até às 17h desta segunda-feira (24/03), e a análise será realizada entre os dias 25 e 26. O resultado dos recursos, bem como o resultado final do certame, será publicado e homologado na quinta-feira (27/03).
INSCRIÇÕES PARA OFICINAS ABERTAS
Estão abertas as inscrições para as oficinas de artes cênicas do TeNpo 2025. As atividades são presenciais, com carga horária mínima de 24 horas, e são voltadas para pessoas interessadas nas áreas de teatro e dança.
Serão oferecidas quatro oficinas, ministradas por profissionais reconhecidos: "Jogos Teatrais para a Cena e para a Sala de Aula", "Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos", "Danças Negras que Transformam as Ruas" e "O Corpo do Ator na Interpretação para Teatro, Cinema e Televisão".
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril, e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. São oferecidas 120 vagas no total. Os interessados podem fazer a inscrição AQUI.
INVESTIMENTO E REALIZADORES
O TeNpo é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), além de parcerias com a academia Vikings Cross, a Prefeitura de Porangatu, o Sesc Goiás e o Goiás Social.
A UFG e a RTVE, representadas pela reitora Angelita Pereira de Lima e pela diretora Silvana Coleta Santos Pereira, receberam R$ 15.758.406,14 (quinze milhões, setecentos e cinquenta e oito mil, quatrocentos e seis reais e quatorze centavos) do governo de Goiás. Esse valor será destinado não apenas ao TeNpo, mas também a outras iniciativas, como o Festival Canto da Primavera, Canto da Primavera Kids, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e o Programa Musicais de Goiás em Cena.