Com início neste sábado (8.out.22), a segunda edição do Campão Cultural promove eventos e encontros culturais com apresentações de dança, teatro, circo e shows musicais gratuitos em diversos pontos da Capital.
Além de uma semana repleta de apresentações, workshops, palestras, rodas de conversa e muita troca de experiência, o Campão ainda promove diversos shows com artistas locais e nacionais.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ARTES CÊNICAS NA ÍNTEGRA
DIA 08 DE OUTUBRO
Na Praça do Portal da Lagoa, às 18h, será apresentado o espetáculo circense “O Circo do Bolachinha”, com o grupol New York Cirkus.
Às 19h, o Grupo Funk-se irá apresentar a performance de dança “Minhas pinceladas dançam…”. O espetáculo é inspirado nas obras do artista plástico mato-grossense Humberto Espíndola.
Já na programação noturna, o palco da Esplanada Ferroviária recebe, a partir das 20h, os shows de Top Samba e Péricles.
Na casa de shows Vitrine será realizada “A Noite do Samba” com as apresentações do grupo Sampri, Chokito, Banda do Bibi, Juci Ibanez, Gideão Dias e Cristiano Negão.
DIA 09 DE OUTUBRO
No domingo, a programação começa com a “A Bailarina”, que será apresentada às 15h e às 17h, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), no Parque das Nações Indígenas. A peça é encenada Sobrevento e é indicada para crianças de zero a três anos.
O espetáculo também será encenado nos dias 10 e 11 de outubro, em quatro horários: 9h, 10h30, 15h e às 17h, no MARCO.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente 30 minutos antes da sessão. As reservas podem ser retiradas 15 minutos antes.
Já às 18h, o Grupo Casa apresenta o espetáculo circense A Borboleta Mais Velha do Mundo, na Praça Central do Conjunto José Abrão.
Vindo de São Paulo, o coletivo “O Bonde” encena “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”, às 19h, na Concha Acústica Helena Meirelles.
O MARCO recebe, às 20h, o bailarino João Dias, que irá apresentar a performance “Fruto”.
Para encerrar a programação do dia, Jerry Espíndola se apresenta no palco da Esplanada Ferroviária, às 20h30. Logo após, às 21h40, os cantores Pitty e Nando Reis fazem o show da turnê conjunta.
10 DE OUTUBRO
A programação começa às 18h, com uma roda de conversa sobre “Arte transformação social: caminhos de liberdade e afeto”, na Casa de Ensaio, no Amambaí.
Lais Dória, a fundadora da Casa de Ensaio, será a homenageada da noite.
Ainda no local, às 20h, será apresentado o espetáculo “Desenho do Tempo", com os bailarinos Marcos Mato e Leoni.
DIA 11 DE OUTUBRO
Neste dia, das 16h às 19 haverá o Sunset com Falange da Rima - considerada a primeira banda de rap de Mato Grosso do Sul. Eles farão um evento misto com skate, moda, roda de coversa e shows de rap. Além da banda, farão show de rap os convidados e convidadas: Toca Aliadas Periféricas, Conspiração, MS 03, Posse Sul Rapper’s, Zinho NC, Fase Terminal, Direito Criminal, 1º Plano, Operação Hip Hop, Spider, Mano Xis, TGB, Cabeça HC, Corcoran, Lauren, Vinil Moraes, DJ Gio Marx e Dj Billy.
O espetáculo circense Show do Caminhão Trapézio “The Flying Pirates” será apresentado pelo grupo Picadeiro Aéreo, na Esplanada Ferroviária, às 19h15.
O dia que marca a criação do Estado de MS também terá show com Luis Goiano e Girsel da Viola, às 20h30. Logo depois apresentação com Roberta Miranda.
A festa Funk das Maravilhas será no Vitrine Show, a partir das 23h. Nesta noite se apresentam as DJ’s Nuala, AfroJess, LadyAroo, Gaga Funkeira, bem como o Bonde das Maravilhas.
12 DE OUTUBRO
No dia 12 de outubro, será a vez da Batalha de Breaking, que acontecerá às 14h, na Praça do Rádio. Às 21h30 será feita uma segunda batalha.
Neste dia também terá o Encontro da Cultura Sound System, considerado um marco na programação, que visa celebrar a cultura de Rua e mostra a força que os Sound System do MS representa no Estado e no Brasil.
Também haverá a festa Arena Disco no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, das 16h às 23h. Neste evento, sobem no palco os DJs Diego DS, Anicca, Looparina, Vovô Carlito, Marquinhos Espinosa e Toulouse 84 e Jay C.
Neste dia, às 19h, a companhia Fusion de Dança Urbanas, de Minas Gerais, apresenta o espetáculo Gatinha Mexerica, na Concha Acústica Helena Meireles.
13 DE OUTUBRO
Em 13 de outubro, também na Concha Acústica Helena Meireles a peça “Cocô de Passarinho” será encenada pela companhia Noz de Teatro, Dança e Animação, de São Paulo.
Já no palco da Esplanada se apresentam a funkeira Ludmilla e a banda Coletivo Close, a partir das 20h30.
14 DE OUTUBRO
Em 14 de outubro, a partir das 16h, acontece o teatro Porongo Valdelille, do grupo uruguaio The Pambazos. A apresentação acontece na Praça Ary Coelho.
Às 18h, a 14 de julho recebe o encontro de dançarinos Jam Session Gumboot Dance Brasil e Cia Funsion.
A Associação de Moradores de Furnas do Dionísio recebe ainda no dia 14, a peça Pelega e Porca Prenha, do grupo UBU de Artes Cênicas.
Já na Concha Acústica Helena Meirelles se apresenta o grupo Noz de Teatro, Dança e Animação, de São Paulo, às 19h.
A noite acontecerá o shows de Miliano, Drik Barbo, MV Bill e Rashid (SP) a partir das 18h30.
A partir das 00h o Vitrine recebe: Nuala Lobo e Glauber Portman, Hands Up Baiflu Faga e Lady Afro, Danna Lisboa, Veludo e August e Lauanda
DIA 15 DE OUTUBRO
Em 15 de outubro, às 10h, o grupo Clowns de Shakespeare apresenta Ubu: o que é bom tem que continuar”, no calçadão da Rua Barão do Rio Branco.
Na Praça do Rádio, às 14h e às 21h30 acontece a batalha de MCs.
Às 20h, no MARCO, o Fulano de Tal apresenta a peça Seco.
Para encerrar o último dia do Campão, se apresentam no Palco Esplanada, Marina Peralta e Baiana System
E no Vidrine será noite de Hip-Hop com o DJ Murphy Dee, MCN, Thaíde, KL Jay, Vadios 67 e SoulRa.
“Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas”
Antes de sair...
Gostaríamos de convidar você a ajudar nossa iniciativa. Siga @teatrinetv no Instagram, curta, comente e compartilhe nossos posts. Isso tudo é de graça e nos ajuda muito!
O TeatrineTV é um site independente dedicado a produção de conteúdo jornalístico para arte e cultura com sede em Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho consiste em oportunizar um espaço para divulgação, investigação e cobranças dos anseios da arte e cultura. Isso é, atuamos para ser mais que uma agenda cultural. Investigamos o uso da verba pública e denunciamos censuras do poder público ou privado. Cobramos transparência do uso de recursos e preservação de equipamentos culturais.
Essa é uma briga com gigantes, que tentam sepultar a diversidade cultural no Mato Grosso do Sul e no Brasil! Investimos nessa iniciativa, pois acreditamos que arte e cultura é o poder dos povos!