Logo TeatrineTV
DANÇA

Ginga estreia 'Rompendo Silêncios', relendo combate às violências contra mulheres

Espetáculo conta com a recriação coreográfica e dramaturgia de Vanessa Macedo (SP)

Por TERO QUEIROZ • 28/08/2024 • 11:05
Imagem principal Espetáculo 'Rompendo Silêncios' Ginga Cia de Dança. Foto: Reprodução

A Ginga Cia de Dança estreia o espetáculo 'Rompendo Silêncios', de 2 a 4 de setembro, às 20h, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande (MS).

De acordo com a produção, o trabalho é uma releitura de 'Silêncio Branco', estreado em 2022 pela Ginga, que teve como mote a violência contra a mulher. “Essa nova versão é uma tentativa de observar a questão para além das certezas que se evidenciam no nosso cotidiano. Presenciamos o subjugamento da mulher em vários contextos todos os dias. A violência segue estampada em todos os canais de informação. Que outros imaginários podemos construir? É possível sair da lógica vítima-opressor sem que isso implique apenas na inversão das relações de poder?”, adiantou  a Ginga num release enviado à imprensa.

Conforme a Cia, 'Rompendo Silêncios' dança entre o que se sabe, o que não se conhece e o que pode vir a ser.

 Espetáculo 'Rompendo Silêncios'  Ginga Cia de Dança. Foto: Reprodução Espetáculo 'Rompendo Silêncios' – Ginga Cia de Dança. Foto: Reprodução

O espetáculo conta com a recriação coreográfica e dramaturgia de Vanessa Macedo (SP), que, juntamente com um elenco de bailarinos, coloca em cena esta obra que une arte e ativismo, trazendo uma importante mensagem de resistência e questionamentos.

Vanessa disse que o projeto foi um grande desafio, pois pegou um processo que já estava em andamento, com uma estrutura coreográfica e de pesquisa formada. Ao mesmo tempo, porém, a coreógrafa avaliou que se sentiu muito provocada pelo tema. “É um assunto que muito me interessa. A pesquisa sobre as representações do feminino, sobre a figura da mulher. Isso tudo faz parte do meu trabalho como pesquisadora e como artista há bastante tempo”, destacou a coreógrafa.

Ainda segundo Vanessa, em 'Silêncio Branco' o lugar da mulher e do homem eram bem estabelecidos, e seus papéis de opressor e oprimido eram intrínsecos. Em sua recriação, porém, ela buscou oferecer um novo olhar, propondo outro imaginário de mundo, não necessariamente relacionado ao gênero. “Como é que podemos criar outras ideias que não necessariamente coloquem as pessoas em um só lugar, num só polo, numa só relação de papéis?”, questionou. 

 Espetáculo 'Rompendo Silêncios'  Ginga Cia de Dança. Foto: Reprodução Espetáculo 'Rompendo Silêncios' – Ginga Cia de Dança. Foto: Reprodução

Conforme a Ginga, o espetáculo busca construir no imaginário dos espectadores a abertura de portas e janelas para possibilidades de questionar e perceber todas as reflexões que temos feito na atualidade, não só sobre gêneros, mas sobre as relações de poder, repensando as lógicas de binarismo hierárquico.

FINANCIAMENTO E AÇÕES

O projeto 'Rompendo Silêncios' recebeu R$ 216.918,00 ao ser contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) de Mato Grosso do Sul (eis a íntegra) e contou ainda com apoios culturais fundamentais do Sesc-MS, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) e do Mais Cultura (UFMS), que juntos contribuíram para esta expressão artística de resistência e conscientização.

Ao longo da realização do projeto, a Ginga disse que realizou uma série de atividades que incluíram a manutenção de suas ações regulares, oficinas de capacitação para profissionais da dança e o desenvolvimento de um novo espetáculo que busca dar voz às vítimas de feminicídio e às diversas formas de violência contra a mulher.

O projeto contou com oficinas de dança contemporânea ministradas por renomadas profissionais da dança nacional, Irupé Sarmiento e Vanessa Macedo, ambas de São Paulo. Essas oficinas foram uma oportunidade valiosa para bailarinos e coreógrafos do estado aprimorarem suas habilidades e explorarem novas possibilidades criativas.

Os ingressos para 'Rompendo Silêncios' são gratuitos e podem ser retirados na plataforma Sympla, através do link: bit.ly/rompendosilencios. 

SERVIÇO

  • Espetáculo: Rompendo Silêncios;
  • Companhia: Ginga Cia de Dança;
  • Datas: 2 a 4 de setembro;
  • Horário: 20h;
  • Local: Teatro Glauce Rocha;
  • Endereço: Campus da UFMS;
  • Entrada: Gratuita – Plataforma Sympla, por meio do link:

 


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao