A Fundação Nacional das Artes (Funarte), lançou neste mês de fevereiro o Indexador Brasileiro das Artes (Ibrartes), criado para auxiliar pesquisadores no armazenamento, disseminação e divulgação da produção científica na área das Artes. Acesse AQUI.
O Ibrartes agrega a produção científica nas áreas de música, dança, circo, teatro, artes visuais, memória e artes integradas de todo o Brasil, visando a construção de um repositório capaz de reunir teses, dissertações, livros e artigos da área de artes publicadas e hospedadas por instituições culturais e científicas brasileiras.
A iniciativa, criada em 2020, é fruto da parceria entre o Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional das Artes (Cedoc/Funarte) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Na etapa de lançamento, o Indexador conta com cerca de 6.720 registros de teses, dissertações e livros e mais de 164.000 registros de publicações em periódicos na área de artes produzidos até 2021.
Com o Ibrartes, a Funarte acredita que técnicos da Fundação, alunos, professores e pesquisadores de outras instituições culturais, educacionais e científicas, poderão se beneficiar desta ferramenta para futuras pesquisas.
Entre as revistas científicas (periódicos) disponíveis, há milhares de títulos das mais qualificadas publicações brasileiras, com datas de publicação iniciadas em 1953. Já em relação às teses, dissertações e livros publicados nas Pós-graduações em Artes, estão disponibilizadas pesquisas datadas a partir de 1985, em instituições acadêmicas de renome no Brasil.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileira; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.
Atualmente, a Funarte alcança as áreas de circo, dança e teatro, música de concerto, popular e de bandas e artes visuais. Além da preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.