Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
Festival 'Cena Aberta'

Festival 'Cena Aberta' oferta 7 sessões teatrais gratuitas na Capital

Com trabalhos inéditos, Festival 'Cena Aberta' teve início em 28 de agosto e segue até 2 de setembro

Por TERO QUEIROZ • 29/08/2023 • 12:04

O festival "Cena Aberta – Encontros paralelos", idealizado por Nil Amaral, iniciou na 2ª feira (28.ago) e segue até o sábado (2.set), com exibição de sete espetáculos com entrada franca no Sesc Cultura e no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande (MS). Veja a programação completa abaixo. 

A proposta recebeu R$ 198.350,00, ao ser contemplado no edital do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) lançado em 2021 pela Fundação de  Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Conforme a organização do festival, a agenda tem peças de teatro que vão da comédia ao drama e classificação para todas as idades.

READAPTAÇÃO

O diretor Nill Amaral durante fala ao público na apresentação de um dos seus espetáculos da carreira. Foto: Facebook (@ofitcia)

Diretor da Cia OFIT, Nil Amaral explicou que o projeto pensado para o período pandêmico — em que o distanciamento era a regra — foi readaptado com a intenção de aproximar as pessoas. "O papel de toda a mostra ou festival é aproximar a população do que há de mais atual em termos de produção cultural, isso sem contar o intercâmbio entre artistas e a formação de público", considerou.

SELEÇÃO

Com cachês que variam de R$ 3 mil  a 6 mil, a seleção contou com concorrência acirrada e expectativas para os grupos com nomes selecionados.

Da esquerda para a direita: Edner Gustavo, Marcelo Leite e Douglas Caetano. Foto:

O ator Douglas Caetano, um dos atores da peça Seco, da Cia Fulano Di Tal, celebrou a participação no festival destacando a importância da circulação dos trabalhos. "É de suma importância projetos desse tipo tanto para o público quanto para os artistas e que tem que ter cada vez mais no Estado. E, ter uma curadoria, com um pensamento específico para que as peças circulem, andem e aconteçam é algo basilar para a sociedade”, avaliou. 

O espetáculo tem como artistas criadores: Bruna Neto (colaboração, dramaturgia e encenação), Douglas Caetano (ator-criador e encenação), Edner Gustavo (ator-criador, encenação, dramaturgia e produção) e Marcelo Leite (encenação, direção e produção). Já falamos sobre esse trabalho aqui no TeatrineTV.

INTERIOR PRESENTE

O espetáculo 'Desperança20'. Em cena, Guilherme Godoy e

Além de espetáculos teatrais de Campo Grande, o projeto colocará em cartaz espetáculos do interior inéditos na Capital, como o “Destemperança20”, de Dourados.

De acordo com os idealizadores, "Destemperança20" nasceu como projeto de trabalho de conclusão de curso em Artes Cênicas pela UFGD e agora chega aos palcos para o grande público. "O espetáculo parte de percepções pessoais e de convivência com um grande grupo de amigos. Exploramos o potencial narrativo da confusão da segunda década da nossa vida, os 20 anos. Tudo parece ser muito urgente e determinante ao mesmo passo em que parece que nada acontece e uma sensação de pequenez toma conta. Questões familiares, de autoimagem, expectativas quebradas e também a parte leve e fútil dessa fase constroem a jornada de Gu e Isa, nossos personagens, em ‘destemperança20", detalhou Guilherme Godoy, ator e dramaturgo do espetáculo.  

APOIO

O projeto “Cena Aberta – Encontros Paralelos” também conta com o apoio cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fecomércio MS, Sesc Cultura, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE/UFGD), grupo de artes cênicas Circo do Mato e Dico Panificadora.

A programação completa abaixo (role a galeria).

“Todo redemoinho começa com um sopro” - Segunda e terça-feira (28 e 29.ago)

  • Às 20h - Teatro Glauce Rocha - dependências da UFMS;
  • Classificação:12 anos;

Espetáculo de teatro ‘Todo Redemoinho Começa Com Um Sopro’ terá 4 sessões gratuitas

[Best_Wordpress_Gallery id="83" gal_title="Festival Cena Aberta - Encontros Paralelos"]


Google News

Tags: Campo Grande, Cena Aberta – Encontros paralelos, CULTURA, destaque, destaque_principal, Mato Grosso do Sul

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao