O Grêmio Recreativo Escola de Samba Igrejinha conquistou na 4ª feira (14.fev.24), o título de vice-campeã do Carnaval 2024 em Campo Grande (MS).
A Igrejinha foi fundada em 1975 por ferroviários ligados à Igreja de São Francisco de Assis.
Sob a presidência de Mariza Ocampos, em 2014, homenageou Tia Eva, uma das fundadoras da Capital de MS, ex-escravizada que construiu a Igreja de São Benedito, onde está a comunidade quilombola Tia Eva, que por sua vez, mantém forte ligação com a escola de samba.
O desfile da Igrejinha aconteceu na 3ª feira (13.fev.24), trazendo ao sambódromo enredo “Mysteryum: Enigmas da humanidade”, um samba-enredo que propôs ilustrar grandes pontos enigmáticos da história humana, do antigo Egito ao destino de Cleópatra, da promessa do El Dorado à Arca da Aliança. A letra do samba dizia: “não importam os segredos de Atlântida o rumo da alma quem sabe dizer? / Mas uma certeza vai se confirmar: / Igrejinha, eu vivo pra você!”.
"Nossa proposta da comissão de frente foi a criação do universo. A gente fez o momento que cai uma explosão e surge o universo, tanto é que a gente tem um deus no meio representando tudo isso, então ele comanda essa explosão, essa grande estreja que são eles, abrindo essa saia maravilhosa", explicou a coreógrafa Ariane Nogueira.
O Carnavalesco Manuel Lemos, de 45 anos, disse à reportagem que umas das principais missões foi buscar explorar cores fortes. "Queríamos cores vibrantes e explorar as fantasias diferentes, mesclando artes visuais ao enredo, queremos aqui contar a história. Foi lindo ver isso aqui, o coração está na boca. A gente trabalhou muito, o ano todo, e queremos gritar que somos campeões", resumiu.
Ainda no sambódromo, o desfile da Igrejinha apontava que a escola estaria entre as primeiras colocadas. Assim que proclamado o resultado acirradíssimo, sendo que a campeã – Deixa Falar – ficou com 178,1 e a Igrejinha com 177,7, Marisa falou à reportagem: “É um 2º lugar com gostinho de primeiro, levamos nosso amor pela Igrejinha para o sambódromo. Tivemos um tempo melhor para preparação desse resultado e se Deus quiser, em 2025 pegaremos nosso 25º título de campeã, de 1º lugar, porque mesmo com o 2º hoje, estamos extremamente felizes”, declarou.
Marisa fez questão de agradecer o empenho do governo, prefeitura e apoiadores do Carnaval. “Teremos ainda mais condições de fazer um Carnaval de alto nível, se o recurso sair antecipado, pois assim temos como planejar e trazer mais beleza para cá. Esse ano foi melhor, agradeço ao nosso presidente da Lienca, Alan Catharineri, a prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura, ao governo do estado por meio da Fundação de Cultura, do Eduardo Mendes, assim como quero agradecer a Senadora Soraya Thronicke que nos enviou apoio às escolas e também nos ajudou com a Lei Rouanet, que captamos com a Energisa, isso permitiu que trouxéssemos um Carnaval forte pra cá”, concluiu.