O rapper douradense MC Miliano, de 29 anos, lançou na 3ª.feira (27.ago.24),o clipe musical “O sol é um menino”, feito em parceria com o paulista Freitera. Assista acima.
No trabalho, Miliano apresenta imagens filmadas em duas locações. “Um local as margens da rodovia próximo ao município de Itaum cerca de 120km de Dourados, que é um lugar que lembra um ‘deserto’ que era a ideia de trazer um lugar ensolarado. E a segunda locação foi o Sebo Dourados, localizado no centro da cidade que vende livros e discos usados”, contou o MC.
Miliano, revelou que a letra da música foi escrita em outra batida em 2021 e no ano passado ele adaptou a mesma letra para essa batida do Freitera. “Que é um grande produtor residente de São Paulo e que vem trabalhando comigo há cerca de 2 anos. As vozes foram gravadas no estúdio que o Freitera trabalha que é o Estúdio Noise Box localizado em São Paulo”, detalhou.
O projeto de realização do clipe recebeu R$ 40 mil de incentivo ao ser aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura (MinC), destinado e gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) de Dourados. Eis a íntegra.
O videoclipe foi produzido pela Sentee e dirigido por Gabriel Miranda.
Na produção atuam Tais Caroline Arevalo e Cauã Baptista Marcelino “Massinha”. “A Taís é uma indígena Kaiowá, vencedora do Miss Indígena 2022 e o Cauã é meu sobrinho que muitas pessoas dizem ser muito parecido comigo quando eu era criança”, explicou Miliano.
Conhecido por seu destaque em batalhas de MC, Miliano observou que nesse trabalho a mensagem principal é sobre o ciclo infinito de renascimento do ser humano que se assemelha ao Sol que nasce e morre todo dia. “Exaltando a nossa necessidade de renascer, de se reinventar e de revisitar a nossa pureza de criança. Também acho interessante a analogia da criatividade com a força da natureza que está sempre criando e também é cíclica e que foi representada no clipe pela Taís. Também temos a ideia de o Sol girar como um disco, acho que tudo aponta para esse movimento cíclico da vida”, comentou.
De acordo com Miliano, em “O Sol é um Menino”, a sonoridade da música bebe muito da fonte do Reggae, Dub, Boombap e TripHop. “Que são vertentes que eu sempre ouvi muito e que após o contato com Freitera que também ama esse tipo de som e que tem a capacidade técnica de executar coisas do tipo, aí então a gente conseguiu chegar em uma mescla muito satisfatória das nossas referências, resultando em uma obra que eu acredito ser muito original”.
No clipe, Cauã representa Miliano quando criança manuseando discos em uma locadora de vinil. Um grande destaque é dado ao disco Êxodus – um álbum de reggae lançado por Bob Marley & the Wailers a 3 de junho de 1977. “Sou um ouvinte assíduo de reggae, talvez mais do que de rap. Êxodus pra mim é uma obra prima da música, um disco que me acompanha desde muito novo, inclusive fiz questão de adquirir esse disco em vinil há uns 11 anos atrás e cuido dele com muito carinho. Bob Marley e The Wailers são pilares da minha arte e referências que levo pra minha filosofia de vida além da carreira”, pontuou Miliano.
Provocado a falar sobre como é cenário para rappers em Mato Grosso do Sul, Miliano avaliou que o maior é desafio é a falta de espaços e de eventos para realização de shows. “Hoje consigo viver da minha arte, mas atuando em diversas frentes como produtor cultural, produtor musical, as batalhas de MC e buscando verbas públicas de incentivo cultural”, disse.
Apesar das dificuldades, Miliano tem obtido grandes conquistas sendo considerado hoje um dos grandes nomes do Hip Hop sul-mato-grossense. “Acredito que minhas maiores realizações foram concretizar meu estúdio onde produzo tanto coisas minhas quanto de outros artistas e o título de Campeão Nacional do Duelo de MC’s 2018. Mas também acho válido dizer que consegui me apresentar no palco principal de dois dos maiores festivais do estado O FASP 2023 e o Campão Cultural 2022”, destacou.
Além do clipe de ‘O Sol é um Menino’, Miliano disse que já está trabalhando em novas parcerias com o artista paulista. “Tenho 4 músicas prontinhas com o Freitera para sair ainda esse ano, duas do meu trabalho que virão com videoclipes e duas que participei do disco solo do Freitera”, adiantou. “Além disso venho trabalhando no meu segundo disco solo em que todas as faixas serão produzidas por mim mesmo, sobre o qual não vou falar muito ainda, mas que estou me doando por completo para que esse trabalho seja marcante para a cena não só do Rap mas da música em geral”, finalizou.
FICHA TÉCNICA COMPLETA DO CLIPE ‘O SOL É UM MENINO’
- Miliano (@milianomc): Vocal
- Freitera (@gomes_freitera): Beat/Guitarra/Baixo/Teclas/Backing Vocal Produção Musical e Arranjo por Freitera
- Captado no Estúdio NoiseBox @noise.br) por Freitera
- Mixado por Freitera e Jazzy (@jazzy.noise)
- Masterizado no Estúdio NoiseBox (@noise.br) por Jazzy (@jazzy.noise)
- Videoclipe por @sentee.prod
- Dirigido por @gabrielmfilmes
- Fotografia: @giovanalhopi_
- Making of: @brandaorec
- Imagens adicionais: @brandaorec
- Roteiro: @milianomc @sentee.prod