
A Cia. Du Cafundó, de Rondonópolis, representará o Mato Grosso no Palco Giratório 2025, projeto do Sesc dedicado a circulação nacional das artes cênicas.
O anúncio foi feito no final de março e agora, a equipe formada pelos artistas Edivaldo Silveira e Jonatan Pontes, junto à iluminadora Karina Figueiredo, se prepara para levar, de maio a dezembro, o espetáculo circense “Kombinando com o Cerrado” às unidades Sesc de todo o Brasil.

Criado em 2021, durante a pandemia, com recursos da Lei Aldir Blanc, "Kombinando com o Cerrado" é inspirado na história real de dois artistas da companhia que precisaram ressignificar o trabalho artístico durante a quarentena. De maneira divertida e poética, eles misturam acrobacias, malabarismos e palhaçarias com as belezas e singularidades do cerrado mato-grossense. A classificação é livre.
Conforme Jonatan Pontes, o espetáculo foi inicialmente criado para o formato virtual, com produção audiovisual da Solta Cia. de Teatro, mas logo passou a ser apresentado nos palcos, presencialmente. "Esse é um trabalho pensado para tocar todas as gerações. Queríamos compartilhar um pouco da experiência desses dois artistas durante esse período tão delicado da nossa história. Eles precisaram sair do circo onde trabalhavam e buscar novas formas de continuar existindo com a arte", detalhou.

Parceira da Cia Du Cafundó desde 2014, quando se conheceram na Escola Livre de Palhaços, no Rio de Janeiro, Isis Anunciato demonstrou grande entusiamo com a circulação do espetáculo, do qual assina a direção. "Estou extremamente feliz! Nossa parceria já é bastante longa e foi uma honra receber o convite para a direção e posteriormente ver o trabalho ganhar corpo e novas tecituras a cada apresentação e a cada festival que participou", comemorou a diretora, que é do Mato Grosso do Sul.
Para ela, a circulação do espetáculo no Palco Giratório será de grande importância para a difusão do circo produzido na região Centro-Oeste. "É lindo pensar que a nossa forma de pensar e criar possa alcançar tantas pessoas e, sobretudo, mostrar a forma como temos pensado cenicamente. É uma oportunidade de compartilhar outras formas para além da produção realizada no Sudeste", opinou Isis.

Agora, o grupo se prepara para uma nova fase, sendo o único do Mato Grosso selecionado para a circulação de 2025. "É uma alegria imensa representar nosso estado nesta edição do Palco Giratório, um território onde nossa companhia encontrou espaço para crescer ao lado de outros artistas da região. Ocupar esse espaço é um desafio, mas também algo profundamente genuíno", celebrou Jonatan.

Acompanhe a programação do Palco Giratório 2025 no Instagram @ducafundo e @sescmt