Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
SINFONIA ENTRE DOIS MUNDOS

Antes de turnê na Europa, Orquestra Indígena se apresenta em Campo Grande

Concerto propõe o encontro das músicas tradicionais brasileiras e europeias

Por ALY FREITAS • 16/04/2025 • 11:33
Imagem principal Projeto une as músicas tradicionais de Brasil, Espanha e Portugal | Foto: Divulgação

A Orquestra Indígena se apresenta às 20h desta 4º.feira (16.abr.25) no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande (MS). A entrada é gratuita.

O concerto faz parte do projeto "Arapy Aguasu - Sinfonia entre dois mundos", idealizado pelos maestros Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Portugal), onde a música tradicional indígena brasileira se encontra com a sonoridade europeia. "O nosso espetáculo tem canções tradicionais indígenas misturadas com música medieval da Galícia. O mote do espetáculo é juntar essas duas linguagens artísticas num espetáculo só, numa nova música", destacou Martinelli. 

Segundo o maestro, a apresentação em Campo Grande mostrará uma parte do espetáculo que deve estrear na Europa, no segundo semestre de 2025. "O objetivo maior foi aliar duas situações artísticas: o que acontece aqui no Brasil, sobretudo na questão da música com raízes, melodias e ritmos indígenas, inclusive terenas — que é a etnia da grande parte da meninada da orquestra —, com a música tradicional europeia, seja ela folclórica ou mesmo música de concerto baseada em elementos folclóricos portugueses. A gente vai apresentar aqui mais ou menos o conceito do que vai ser feito na Europa", detalhou Martinelli.

Foto: DivulgaçãoOrquestra é formada por jovens indígenas | Foto: Divulgação

Além da parte musical, o concerto contará com projeções visuais desenvolvidas especialmente para o espetáculo, composto por 20 músicos brasileiros e 6 portugueses. "A gente é super orgulhoso, porque a gente foi selecionado numa coisa envolvendo dois países, nos governos de dois países. Isso ajuda a manter eles [os meninos] cada vez mais ativos, artisticamente", celebrou Martinelli.

Após a apresentação em Campo Grande, o espetáculo segue para São Paulo, com apresentação no Memorial da América Latina, no dia 31 de maio. A turnê internacional acontece entre agosto e setembro, com dez concertos na Ilha da Madeira e em Lisboa, em Portugal, além de apresentações em Barcelona, na Espanha.

Foto: DivulgaçãoNo segundo semestre de 2025, a Orquestra Indígena se apresentará na Europa | Foto: Divulgação

"Arapy Aguasu - Sinfonia entre dois mundos" é realizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Brasil e da DGArtes, de Portugal. Conta também com o apoio do Governo Regional da Madeira.

Em Campo Grande, a apresentação recebeu o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

SERVIÇO

O Teatro Aracy Balabanian fica no Centro Cultural José Octavio Guizzo, localizado na Rua 26 de Agosto, nº 453, no Centro de Campo Grande (MS).

 

 

 

 


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao